Delícia Certa

Ciências Contábeis: tudo que você precisa saber sobre o curso

ciencias contábeis

Diretamente ligado ao setor administrativo de empresas, o curso de ciências contábeis forma profissionais responsáveis pelo acompanhamento e diagnóstico de dados da organização relativos a seus bens e deveres.

Para melhor apresentar o curso e suas possibilidades, listamos abaixo algumas de suas principais características, bem como as possibilidades para um profissional formado na área, confira:

Ciências contábeis: apresentando a área e seu respectivo curso

Normalmente ministrado em 8 semestres, o curso de bacharelado em ciências contábeis desenvolve o aluno para analisar a situação patrimonial de empresas dos mais diversos ramos, considerando seus bens, possibilidades e obrigações.

Quando formados na graduação, os contadores são responsáveis pela gestão de responsabilidades fiscais e governamentais da empresa, apresentar dados a serem usados no balanço patrimonial entregue à administração, emitir folhas de pagamento, gerenciamento de questões e obrigações com órgãos governamentais, entre outras responsabilidades da empresa.

Solução de problemas

Indiretamente, o contador deve atuar com profissionais formados em ciências econômicas, afinal as informações cedidas por ambos podem ser complementares para  solução e gerenciamento de determinadas situações.

Tais dados permitem que o contador auxilie a empresa a sanar questões relacionadas a seu patrimônio, realizar — quando necessário — perícias contábeis e principalmente manter a empresa funcionando de forma legal, longe de irregularidades e possíveis margens para problemas.

Nesse cenário, o contador age de maneira preventiva, evitando que a empresa passe por problemas diversos, ou pode atuar como “solucionador”, porém, esse não é o cenário mais indicado.

Principais atividades e possibilidades no mercado

Entre as principais atividades do contador, podemos citar:

  • Cálculo de impostos;
  • acompanhamento de obrigações junto a Receita Federal;
  • Controle e emissão de contas e notas fiscais;
  • Análise de balanço patrimonial;
  • Elaboração de planos de previdência.

Entre outras atividades.

Escolhendo a universidade ideal

Sabendo quais as principais responsabilidades e possibilidades do graduando, é chegada a hora de escolher um curso de graduação que traduza suas expectativas como futuro contador.

Para ajudá-lo na escolha, recomendamos que, independente da instituição escolhida, você, como futuro aluno, busque por mais informações sobre o curso, sua oferta, modalidade, horários e principalmente conteúdo pragmático.

Observando esses detalhes, as chances de que sua escolha pela faculdade ideal seja mais assertiva é maior, e consequentemente, você muito possivelmente será um profissional de muitíssimo sucesso! 

Aproveite nossas dicas para conhecer um pouco mais sobre a área de ciências contábeis, as tendências do mercado relacionadas ao setor e suas respectivas possibilidades. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.