Delícia Certa

Conheça os diferentes tipos de cogumelos e saiba onde usar

Conheça os diferentes tipos de cogumelos e saiba onde usar

Existe uma variedade de cogumelos espalhados pelo mundo da culinária. Entretanto, só agora o alimento vem sendo explorado, já que por muito tempo as pessoas o consideravam venenosos. 

De certa forma, isso não é um mito. Há mais de 10 mil variações de cogumelos, mas apenas 10% deles são comestíveis.  Por isso, não é qualquer um que quando acompanhado por bebidas pode ser ingerido. 

Pensando nisso, nada mais justo que você conheça os tipos de cogumelos e saiba onde usá-los. Assim, você não corre o risco de se intoxicar ou acabar tendo uma má experiência. Confira a seguir! 

Cogumelo Champignon

Não precisa ser um masterchef para já se ter ouvido falar em champignon. Esse 

cogumelo é, de longe, um dos mais conhecidos e usados na culinária brasileira. 

Conhecido como cogumelo paris, o fungo pode ser encontrado na versão em conserva. Quanto ao seu sabor, ele é suave e muito agradável. Ele pode ser preparado com pratos refogados e assados, além de ser uma ótima opção para vegetais, ervas e queijos.  

Embora não seja muito visto, o cogumelo champignon combina muito com strogonoff de carne, strogonoff de frango e risoto. 

Portobello

Portobello é uma versão mais madura do cogumelo champignon, o sabor e o formato são os mesmos, mas a textura do Portobello é um pouco mais dura que a do champignon, chegando a ser mais fibrosa. 

Em geral, quando querem utilizar o cogumelo Portobello, as pessoas costumam investir nos pratos grelhados e assados. Você também pode combiná-lo com queijos fortes, como o queijo parmesão. Assim, você equilibra o sabor do cogumelo. 

Shitake

O cogumelo shitake é uma variedade asiática e pode ser encontrado desidratado ou fresco. O seu sabor é bem marcante, o que dá mais personalidade a alguns pratos, como sopas e molhos. As hastes do cogumelo são bem firmes e, normalmente, não são utilizadas. O cogumelo shitake é uma boa opção para as pessoas vegetarianas, já que ele pode substituir todos os tipos de carne bovina

Shimeji

O cogumelo shimeji comestível é mais conhecido na culinária japonesa, mas não deixa de ser uma boa opção para os brasileiros. Ele é encontrado em duas variações: shimeji escuro ou preto e shimeji claro ou branco.  

Essa variação se deve ao cultivo e à variação genética do cogumelo. Em contrapartida, eles são muito macios e saborosos. Quando refogados na manteiga, estão prontos para ser ingeridos. 

Agora que você já sabe quais são os cogumelos mais indicados e usados na culinária brasileira, pode comprá-los e preparar refeições com eles. Seu bem-estar é o mais importante e, por isso, você deve tomar cuidado com os fungos tóxicos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.