Existe uma variedade de cogumelos espalhados pelo mundo da culinária. Entretanto, só agora o alimento vem sendo explorado, já que por muito tempo as pessoas o consideravam venenosos.
De certa forma, isso não é um mito. Há mais de 10 mil variações de cogumelos, mas apenas 10% deles são comestíveis. Por isso, não é qualquer um que quando acompanhado por bebidas pode ser ingerido.
Pensando nisso, nada mais justo que você conheça os tipos de cogumelos e saiba onde usá-los. Assim, você não corre o risco de se intoxicar ou acabar tendo uma má experiência. Confira a seguir!
Cogumelo Champignon
Não precisa ser um masterchef para já se ter ouvido falar em champignon. Esse
cogumelo é, de longe, um dos mais conhecidos e usados na culinária brasileira.
Conhecido como cogumelo paris, o fungo pode ser encontrado na versão em conserva. Quanto ao seu sabor, ele é suave e muito agradável. Ele pode ser preparado com pratos refogados e assados, além de ser uma ótima opção para vegetais, ervas e queijos.
Embora não seja muito visto, o cogumelo champignon combina muito com strogonoff de carne, strogonoff de frango e risoto.
Portobello
Portobello é uma versão mais madura do cogumelo champignon, o sabor e o formato são os mesmos, mas a textura do Portobello é um pouco mais dura que a do champignon, chegando a ser mais fibrosa.
Em geral, quando querem utilizar o cogumelo Portobello, as pessoas costumam investir nos pratos grelhados e assados. Você também pode combiná-lo com queijos fortes, como o queijo parmesão. Assim, você equilibra o sabor do cogumelo.
Shitake
O cogumelo shitake é uma variedade asiática e pode ser encontrado desidratado ou fresco. O seu sabor é bem marcante, o que dá mais personalidade a alguns pratos, como sopas e molhos. As hastes do cogumelo são bem firmes e, normalmente, não são utilizadas. O cogumelo shitake é uma boa opção para as pessoas vegetarianas, já que ele pode substituir todos os tipos de carne bovina.
Shimeji
O cogumelo shimeji comestível é mais conhecido na culinária japonesa, mas não deixa de ser uma boa opção para os brasileiros. Ele é encontrado em duas variações: shimeji escuro ou preto e shimeji claro ou branco.
Essa variação se deve ao cultivo e à variação genética do cogumelo. Em contrapartida, eles são muito macios e saborosos. Quando refogados na manteiga, estão prontos para ser ingeridos.
Agora que você já sabe quais são os cogumelos mais indicados e usados na culinária brasileira, pode comprá-los e preparar refeições com eles. Seu bem-estar é o mais importante e, por isso, você deve tomar cuidado com os fungos tóxicos.