Documentos indispensáveis para viajar com menores de idade

Viajar com menores de idade pode ser uma tarefa um pouco mais complexa comparada às viagens de adultos. Comprou passagens aéreas Latam para crianças ou adolescentes? Então fique atento a alguns detalhes.

Dependendo da idade do jovem, dos acompanhantes e do destino, diferentes documentos serão requeridos. Para ajudar na organização da viagem das crianças, confira a documentação necessária em diferentes contextos.

Voos nacionais com menores de idade

Acompanhada de ambos os pais, uma criança com 12 anos incompletos pode embarcar em voos domésticos apenas portando a certidão de nascimento. Porém, a partir dessa idade é obrigatória a apresentação do RG (Carteira de Identidade) ou outro documento oficial com foto.

Maiores de 16 anos podem viajar com ambos os pais, apenas um deles ou com parentes de até terceiro grau. No último caso, ele deverá mostrar um documento que prove o grau de parentesco.

Caso contrário, será necessário portar uma autorização, a AEV, com a assinatura dos genitores reconhecida em cartório. Caso tenha comprado uma Azul passagem aérea nacional para um jovem de 16 a 18 anos, nenhuma autorização será necessária, apenas o porte do RG. 

Menores de idade em voos internacionais

Se comprou passagens aéreas internacionais, outros cuidados devem ser tomados. Para viajar internacionalmente, é preciso ter um passaporte. Os Estados Unidos requerem, ainda, o visto. Mas, se o destino for algum país do Mercosul, apenas o RG com foto atual é suficiente.

Porém, se o jovem viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, uma autorização feita por um cartório ou juizado será necessária. É interessante já inserir essa autorização ao solicitar o passaporte da criança. 

São três os tipos de autorizações no passaporte do jovem: uma o autoriza a viajar  internacionalmente desacompanhado ou com apenas um dos genitores. Outra permite que o jovem viaje acompanhado de apenas um dos pais. Por fim, o terceiro tipo atesta que o jovem só poderá sair do país junto de ambos os genitores.

Com uma promoção Azul, os pais podem economizar na passagem das crianças

Mesmo se a viagem for em família ou só entre os jovens, é sempre possível gastar menos. Com uma promoção Azul, você encontra passagens por preços mais acessíveis para te ajudar a poupar na hora de se planejar para a viagem.

Não se esqueça que a emissão de alguns desses documentos são pagas. Economizar nos bilhetes já ajuda a bancar o passaporte, por exemplo. A quantia disponível para gastar durante a viagem também será maior. 

Sendo assim, não perca a oportunidade de preparar uma viagem incrível e tranquila para os pequenos sem gastar muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *