Bem-estar

Razões para não misturar os produtos de limpeza

misturar produtos de limpeza

É muito comum ver pessoas misturarem produtos de limpeza como uma forma de potencializar a limpeza, mas poucas são as pessoas que conhecem os riscos que essa combinação pode oferecer à saúde e ao bem-estar.

A composição química de um produto ao interagir com a de outro forma uma mistura altamente tóxica que pode causar sérios danos à saúde.

O primeiro passo é entender melhor porque essa mistura pode ser perigosa e depois, entender como fazer uma limpeza de forma segura. Confira a seguir algumas dicas de segurança para esses casos. 

Porque os produtos de limpeza são perigosos?

A fórmula de cada produto possui um componente e ao combinar esses componentes, podem acontecer reações químicas perigosas. Para entender melhor, basta realizar a experiência de misturar um refrigerante com uma bala.

O resultado da experiência pode ser divertido, pois a bebida explode, agora imagine que a mistura, na verdade, aconteceu entre produtos de limpeza. O que ocorre, é que uma reação entre produtos químicos pode ser mais prejudicial do que se imagina, pode causar desde coceiras até intoxicações, por isso é necessário ter muito cuidado.

Quais são os produtos que não podem ser misturados?

Em primeiro lugar, a água sanitária e o álcool, isso porque o primeiro é um abrasivo forte e quando combinado com o segundo, causa reações altamente tóxicas, como problemas respiratórios.

Outra combinação perigosa é do vinagre com a água oxigenada. O resultado pode ser um líquido muito corrosivo, provocando irritação nos olhos, pele e até mesmo capaz de afetar os pulmões.

É comum colocar vinagre no alvejante para potencializar a ação do produto, mas essa mistura pode gerar um vapor corrosivo, atingindo os pulmões, queimando a pele ou intoxicando o organismo.

A água sanitária e o desinfetante, também são combinação perigosa, que cria uma substância chamada cloramina, responsável por causar queimaduras na mucosa do sistema respiratório.

Por essas razões misturar esses produtos podem causar sérios danos para a saúde. É sempre importante consultar o rótulo de cada produto e verificar as indicações e modo de uso como uma forma de evitar possíveis acidentes. 

Dicas de para utilizar produtos de limpeza com segurança

Ao saber a função de cada um, os produtos de limpeza fazem a diferença na hora da faxina. 

Então é importante deixar os produtos nos recipientes originais, ler os rótulos, manter longe do alcance de crianças e não misturar, para garantir a segurança no momento de utilizá-los.

Compre seus produtos de limpeza na Black Friday

A Black Friday 2021 é o momento ideal para garantir suas compras, desde uma caixa de leite condensado até produtos de limpeza para sua casa ou escritório.

As promoções da Black Friday têm início no final de novembro e em algumas duram até o meio de dezembro. Aproveite as promoções e compre com o menor preço. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.